-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nigel Young
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no prestigioso distrito financeiro de Abu Dhabi, a Apple na Ilha Al Maryah ocupa um lugar de destaque na orla — uma grande praça sombreada sob o edifício da Bolsa de Valores de Abu Dhabi e adjacente ao Shopping The Galleria Al Maryah Island.
Elevada acima do passeio, delimita uma presença distinta como uma pérola brilhante no topo de uma cascata de água negra. A loja também cria uma conexão direta entre o shopping e a orla, destacando o calçadão e a praça pública.
A Apple da Ilha Al Maryah é o resultado de uma estreita colaboração entre as equipes de arquitetura da Apple e o estúdio integrado de arquitetura e engenharia da Foster + Partners.
Stefan Behling, Chefe do estúdio, Foster + Partners, afirma: "O projeto da Apple Al Maryah tem tudo a ver com a vista da extraordinária linha do horizonte de Abu Dhabi e com a criação de uma rota experimental para os visitantes, enquanto eles caminham cercados pelas águas calmas e espelhos. O volume procura atrair a vitalidade da orla à beira-mar através do local e para dentro da loja, ofuscando os limites entre o interior e o exterior, e configurando uma loja da Apple estimulante e inspiradora".
A estrutura de vidro retilíneo puro está situada no topo de uma nova fonte de água em cascata de pirâmide escalonada, revestida com granito Preto Absoluto. Duas rampas externas de acesso cortam a cascata e sobem até a loja, criando uma ligação entre o passeio, a loja e o shopping. O mesmo granito continua perfeitamente na loja, trazendo a vida da promenade para dentro da loja.
Os visitantes do shopping entram por um portal em aço inoxidável espelhado, envolvido pelas vistas e sons dos jatos de água que caem em cascata sobre as paredes externas de vidro. As gotas de água captam a luz e brilham ao passar sobre a superfície do vidro fresado. A cobertura com uma chapa espelhada sem juntas de 22 metros de comprimento acrescenta drama ao espaço — um único plano ininterrupto que cria um efeito caleidoscópico, com a água caindo pelas paredes, e reflexos que viajam infinitamente em direção ao céu.
O interior envidraçado e iluminado possui vistas panorâmicas da costa e da cidade de Abu Dhabi. Internamente, a loja está disposta em um único nível. O Fórum está localizado a leste, com os acessos da Apple beirando as extremidades norte e sul da loja. As mesas de exibição estão dispostas entre as árvores de Fícus, acrescentando vegetação ao interior.
O generoso pé direito de 5,75 metros de altura do piso ao teto dá uma sensação de amplitude, com o teto de tecido dourado tensionado aprimorando a acústica do espaço. A iluminação é sutilmente incorporada às circulações para iluminar o teto metálico à noite, filtrando através das folhas das árvores de Fícus e fundindo sombras teatrais e manchadas na superfície acima.
Ambas as avenidas atuam como móveis independentes, funcionando simultaneamente como as paredes verticais das duas escadarias atrás delas. Os painéis de madeira descem as escadas até a sala de reuniões abaixo, criando uma linguagem unificada em ambos os níveis.
O projeto é um dos primeiros da região a ter sistema de piso radiante combinado com ventilação de deslocamento para ajudar a resfriar a edificação.
A mais nova adição à rede de lojas Apple nos Emirados, Apple Al Maryah está pronta para se tornar um novo centro criativo e um destino cobiçado para a região.